39: Arranca hoje uma greve dos trabalhadores dos CTT que dura até Fevereiro

0
1

 

PORTUGAL // CTT // GREVES

A partir deste sábado, os CTT – Correios de Portugal enfrentam uma nova vaga de contestação laboral. A greve, convocada pela Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), abrange os principais centros logísticos e de transporte em Lisboa, Coimbra e Maia, e deverá ter muito impacto no funcionamento da rede postal nacional.

CTT nova loja Santarém

Em causa estão reivindicações que os sindicatos classificam como “essenciais para a recuperação da qualidade do serviço público postal”. A Fectrans exige a contratação de mais trabalhadores, a revisão das escalas e giros, considerados desumanos e sobrecarregados, e o cumprimento integral do Acordo de Empresa. A paralisação distingue-se pela sua duração excepcional, já que as acções de greve estão calendarizadas para se repetirem de forma regular até 27 de Fevereiro de 2026, o que reflecte o impasse prolongado entre os trabalhadores e a administração dos CTT.

Em comunicado, a Fectrans sublinha que esta não é apenas uma luta por aumentos salariais, mas pela dignificação do trabalho e pela preservação de um serviço público que, nas suas palavras, “deixou de servir adequadamente os cidadãos por falta de investimento e pessoal”.

Os CTT, por sua vez, ainda não emitiram resposta pública à nova convocatória sindical. Mas o conflito que se prolonga há meses, com sucessivas greves parciais e protestos, confirma um mal-estar profundo numa empresa que tenta equilibrar a lógica empresarial com a missão de serviço público.

Se a administração não ceder às exigências, o país poderá enfrentar um dos mais longos períodos de instabilidade laboral na história recente dos correios portugueses.

Echo Boomer
Joel Pinto
01.11.2025

- Neste Blogue, escreve-se em Português 🇵🇹 de Portugal (não adulterado), pré-AO.

 

Loading

38: Protecção Civil regista 70 ocorrências devido à chuva, a maioria inundações

1
0

 

PORTUGAL // MAU TEMPO // INUNDAÇÕES

Além de inundações, a maioria das ocorrências foram devido a queda de árvores e a necessidade de limpeza das vias, adiantou a ANEPC.

As previsões são de chuva, por vezes forte e persistente, em especial na região Centro.
Foto: José Coelho

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) registou 70 ocorrências entre a meia-noite e as 07:00 de hoje, relacionadas com o mau tempo, a maior parte inundações, queda de árvores e limpeza das vias.

A maioria das ocorrências registadas, entre as 00:00 e as 07:00, foram inundações, num total de 43, disse à Lusa José Rodrigues, da ANEPC, adiantando não se terem registado vítimas ou danos graves devido à chuva.

Além de inundações, a maioria das ocorrências foram devido a queda de árvores e a necessidade de limpeza das vias, adiantou a ANEPC. As operações mobilizaram 244 operacionais, apoiados por 96 veículos.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje oito distritos do continente – Viseu, Guarda, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra – sob aviso laranja devido à chuva persistente, por vezes forte, acompanhada de vento.

As previsões são de chuva, por vezes forte e persistente, em especial na região Centro, diminuindo gradualmente de intensidade e frequência de norte para sul, e de vento com mais intensidade na faixa costeira ocidental e nas terras altas.

Diário de Notícias
DN/Lusa
01.11.2025

- Neste Blogue, escreve-se em Português 🇵🇹 de Portugal (não adulterado), pré-AO.

 

Loading