54: Lisboa e outros seis concelhos vão ficar temporariamente sem electricidade no domingo

0
1

 

PORTUGAL // APAGÃO // ELECTRICIDADE

Devido a trabalhos na rede de distribuição, Lisboa, Oeiras, Sintra, Tomar, Faro, Lagos e Olhão vão ficar no domingo sem fornecimento de electricidade, entre as 05:00 e as 11:00, diz a E-Redes.

D.R.

Os municípios de Lisboa, Oeiras, Sintra, Tomar, Faro, Lagos e Olhão vão ficar no domingo sem fornecimento de electricidade, entre as 05:00 e as 11:00, devido a trabalhos na rede de distribuição, informou esta quinta-feira, 6 de Novembro, a operadora E-Redes.

Numa nota publicada na sua página da Internet, a E-Redes explica que se tratam de “interrupções programadas, previamente agendadas”, com o objectivo de “garantir a qualidade e a fiabilidade do serviço eléctrico”.

“Manter a continuidade e qualidade do fornecimento de energia eléctrica é a prioridade da E-Redes. Para tal, efectuamos trabalhos localizados na rede de distribuição, sendo necessário proceder à interrupção pontual da alimentação de energia eléctrica aos clientes”, explica a nota.

Os municípios afectados por esta intervenção são os de Lisboa, Oeiras e Sintra (no distrito de Lisboa), Tomar (distrito de Santarém) e Faro, Lagos e Olhão (distrito de Faro).

No caso de Lisboa, será afectada a freguesia de Campolide, na Avenida Conselheiro Fernando de Sousa e na Rua Professor Sousa da Câmara, estando o corte programado para ocorrer entre as 05:00 e as 11:00.

Em Oeiras, a interrupção do fornecimento de electricidade irá ter lugar na União de Freguesias de Algés, Linda-A-Velha E Cruz Quebrada-Dafundo entre as 07:00 e as 11:00.

No concelho de Sintra, os trabalhos vão afectar a União das freguesias de São João das Lampas e Terrugem entre as 06:00 e as 11:00, enquanto no de Tomar serão afectadas as freguesias de São João Batista e Santa Maria dos Olivais, entre as 06:00 e as 07:00.

No Algarve, estão previstos cortes nas freguesias de Montenegro (Faro), Quelfes (Olhão) e São Gonçalo de Lagos (Lagos), entre as 07:00 e as 11:00.

“Nestas interrupções são realizadas manobras, trabalhos de ligação, reparação ou conservação de infra-estruturas de rede, sempre que estiverem esgotadas todas as possibilidades de alimentação alternativa a partir de instalações existentes”, indica a E-Redes.

Segundo a operadora, “estas interrupções servem, igualmente, para corrigir situações que podem gerar insegurança da rede eléctrica e/ou prevenção de avarias”.

Os consumidores poderão consultar os locais e horários das interrupções através da ligação https://www.e-redes.pt/pt-pt/o-que-fazemos/qualidade-de-servico/consulte-interrupcoes-agendadas.

Diário de Notícias
DN/Lusa
06.11.2025

Visitas: conter12

- Neste Blogue, escreve-se em Português 🇵🇹 de Portugal (não adulterado), pré-AO.

Loading

53: Todos os distritos costeiros sob aviso laranja devido à agitação marítima

1
0

 

PORTUGAL // METEOROLOGIA // MAU TEMPO

O IPMA emitiu também o aviso amarelo por precipitação, devido a “aguaceiros, por vezes fortes e ocasionalmente sob a forma de granizo”, para sete distritos.

Artur Machado / Global Imagens

Os dez distritos costeiros de Portugal continental estão esta quinta-feira, 6 de Novembro, sob aviso laranja devido à agitação marítima, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os avisos para agitação marítima forte visam os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, sublinhou o IPMA, num comunicado.

O aviso vai vigorar até às 12:00 nos distritos do norte e centro (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa), com previsão de ondas de oeste/noroeste com cinco a seis metros de altura significativa, podendo atingir altura máxima de nove metros.

No caso dos distritos do sul (Setúbal, Beja e Faro), o aviso laranja para agitação marítima forte estará em vigor até às 09:00.

Em todos estes dez distritos, o aviso laranja será substituído pelo aviso amarelo, que permanecerá em vigor até às 21:00 de hoje, devido a ondas de oeste/noroeste com quatro a cinco metros de altura.

O IPMA emitiu também o aviso amarelo por precipitação, devido a “aguaceiros, por vezes fortes e ocasionalmente sob a forma de granizo”, para sete distritos: Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Vila Real e Viseu.

Estes avisos estarão em vigor até às 06:00.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Portugal continental está a ser afectado por uma superfície frontal fria de actividade moderada a forte, provocando chuva, trovoadas e vento, segundo o IPMA. O vento prevê-se que sopre “forte com rajadas” até ao início da manhã de hoje.

Diário de Notícias
DN/Lusa
06.11.2025

Visitas: conter12

- Neste Blogue, escreve-se em Português 🇵🇹 de Portugal (não adulterado), pré-AO.

Loading